Tomada de decisão: uma nova visão

Mais informações:

O modelo neuroeconomico para tomada de decisão

 

Cérebro&Economia

A Neuroeconomia combina teorias e métodos das neurociências e economia para estudar o processo de tomada de decisão. A EINA - Estudos em Inteligência Natural e Artificial utiliza essas ferramentas para desenvolver estudos bem como aplicações em Neuropolitica; Neuromarketing e Neurofinanças. Esses estudos mostram que os seres humanos não são racionais em suas decisões como a economia clássica propõe, mas faz uso das emoçoes para avaliar os riscos e benefícios de suas decisões.

Simulação do Pregão Bovespa
Bovespa Trading

Mapeamento Cerebral

A EINA desenvolveu uma nova ferramenta para Mapeamento cerebral, que permite o estudo do funcionamento cerebral durante o processo de tomada de decisão. Registra-se o eletroencefalograma (EEG) enquanto o indivíduo está tomando decicões sobre investimento, voto, escolha de produto, etc. A épocas do EEG associadas a eventos chaves para a tomada de decisão são analizadas para mapeamento da atividade cerebral associada ao processo de tomada de decisão.

Como decidimos

As Neurociências estão mostrando que os dados necessários para a tomada de decisão são psicológicamente recodificados com o objetivo de avaliar sua adequação ao contexto vivenciado. Assim, preços são recodificados como caros ... baratos em relação ao orçamento do indivíduo ou para comparação de produtos ou serviços alternativos. Preços que não podem ser determinados com precisão, são referênciados a preços vivenciados anteriormente. Por exemplo, os preços das ações em um pregão são referenciados aos seus preços nos pregões anteriores.

Veja também:

eina

A Eina é uma empresa que desenvolve pesquisa em inteligência natural e artificial para desenvolver tecnologias que tornem o cérebro mais produtivo.

www.eina.com.br

Lançamento

eina
:: Brain and Economics :: 2010 ::